Piso de Porcelanato ou Laminado?

Vamos falar sobre pisos?

É uma difícil escolha. O piso que colocará no seu apartamento tem que ser adequado ao uso, tamanho do seu apê, custo e seu tipo de vida. A minha escolha não precisa ser necessariamente a melhor pra você. O que você precisa levar em conta:

Tamanho do apê:  Se você tiver muito espaço, muitos ambientes, você pode optar por colocar diferentes tipos de pisos que vão demarcar ambientes e definir áreas privadas e sociais. Em um apartamento pequeno já é indicado ter o mesmo tipo de piso para aumentar o ambiente, dando a sensação de continuidade. Se possível, evite as soleiras quando o piso é do mesmo tipo entre ambientes para apartamentos pequenos.

Nível do piso acabado: É importante verificar o piso acabado do corredor ou área comum e do piso que você deseja instalar para que não existam degraus na entrada da casa, ou que seja necessário cortar as portas.

A cidade que você mora: Se você mora em um lugar muito quente, com muita incidência de sol, sem dúvida um piso frio (como azulejos e porcelanatos) é mais indicado. Já em cidades de clima frio, com pouco sol, ou em casas e apartamentos com pouca incidência de sol os pisos quentes (madeira e laminados) são mais indicados.

Os tipos mais comuns hoje em dia são o porcelanato e o piso laminado. Vamos ver as diferenças entre eles e vantagens e desvantagens de cada um.

PISO PORCELANATO

porcelanato1

                                     porcelanato 3

Fonte das imagens: http://www.cassol.com.br/

Vantagens: Bonito, durável, elegante e praticamente impermeável, por ter uma baixa absorção de água e é difícil de manchar. As peças maiores fazem o ambiente parecer maior,e são de fácil limpeza. Hoje em dia há diversas opções no mercado imitando outros materiais também (pedra, madeira, fibra natural, etc) e vários tipos de acabamento, como liso, brilhante, fosco, com esmalte, etc. Pode ser usado em ambientes externos e internos. Há modelos para todos os bolsos, vale a pesquisa.

Desvantagens: Cuidado na colocação do piso, as peças grandes são facilmente quebráveis e a colocação deve ser feita por alguém experiente para deixar a medida certa de rejunte e sem desníveis. O ambiente deve estar totalmente nivelado para a colocação desse piso. Prefira comprar o revestimento já com a mão de obra inclusa, para ter garantia de serviço bem feito.  Por ser um piso frio, não é indicado em locais frios, ou deve-se usar tapetes para “esquentar” o ambiente.

Minha opinião: Quando acabou de ser limpo, acho muito bonito! Mas a sujeira aparece muito, qualquer fio de cabelo salta aos olhos no porcelanato. É necessário fazer uma limpeza diária pra não ficar com cara de casa abandonada.

PISO LAMINADO

laminado1

laminado linha sense

Fonte das imagens: http://www.durafloor.com.br

Vantagens: Assemelha-se muito a madeira maciça, mas é bem mais barato. É uma junção de laminas de fibras de madeira de reflorestamento. São de fácil colocação (quase todos os modelos são de encaixe das peças), pode ser colocado em cima de outros pisos já existentes, é mais resistente a riscos  que a madeira natural, é durável. A limpeza é rápida e simples: aspirador de pó (ou vassoura) e um pano úmido. Esse piso traz conforto ao ambiente, e cria um clima mais aconchegante.

Desvantagens: Apesar de ser mais resistente a riscos do que a madeira natural, ainda é suscetível a riscos, e todos os móveis devem ter uma proteção de feltro para não riscar (vou publicar um post explicando como). Ele  não reage nada bem com a água, ou seja, não molhe o seu piso laminado! Se você tem crianças em casa, que podem derrumar líquidos, ou tem animais em casa, é melhor escolher outro tipo de piso. O laminado não é indicado para ambientes com muita incidência solar e também não é indicado para áreas molhadas, como cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

Minha opinião: Acho muito bonito o piso laminado e pela praticidade de colocação e o preço é o que escolhi. A parte de não poder molhar ele te deixa meio neurótica, pois qualquer acidente pode ser fatal (para o piso).

Então isso vai da opinião de cada um. Como moro numa cidade fria (Curitiba) e não gosto muito de tapetes grandes para aquecer o piso, eu precisava de um piso quente, e que pudesse ser usado em todos os ambientes, para ampliar o espaço tão reduzido.  Utilizamos o laminado na sala e quartos, e na cozinha e banheiro ficou o piso cerâmico que já veio com o apartamento.

pisocasa

Fonte da Imagem: Arquivo Pessoal.

Espero ter ajudado na escolha de vocês. Claro que esses são apenas os mais comuns, mas fica pra outro post o piso vinílico, o carpete, o piso cerâmico e o assoalho (ou tacos) de madeira.

Anúncios

14 comentários sobre “Piso de Porcelanato ou Laminado?

  1. coloquei porcelanato na minha casa…e realmente aparece qualquer cabelo, fiapo..etc. Me arrependo muito…e vou mudar para laminado. Sua sugestões me ajudaram a decidir. Obrigado

  2. Adorei o seu post!!!
    Muito obrigada!!… Me esclareceu muitas coisas, só de pensar em ficar neurótica pelo fato da água cair no chão e acabar com o laminado.. irei optar pelo laminado!!!

    Muitooooo obrigada,….mais uma vez…rs

  3. Adoreia as dicas, o problema e (o porcelanato) e a evidencia nas sujeiras, (o laminado) e cuidados para não cair água etc… e estes tipos de pisos x crianças, agora fiquei na duvida… tenho cachorro e criança e moro em sitio, acha que o porcelanato vai ser melhor opção ou o laminado?? Obrigada

    • Olá Luciana! Não tenho informações sobre regiões muito quentes interferirem no piso laminado. Em todo caso, cada fornecedor de pisos tem em suas especificações qual a temperatura ambiente ideal para o bom funcionamento de seu produto (então seria bom checar antes de comprar), e no momento da colocação do piso, são deixados espaços para expansão/acomodação do piso (é bom ter alguém supervisionando a colocação do piso).

  4. Olá! Trabalhei muito tempo com revestimento cerâmico na Portobello Shop e tenho certeza absoluta que o porcelanato é a melhor opção. Vou dizer porque.
    O porcelanato é menos suscetível a riscos e manchas e NÃO ESTUFA.
    Para não evidenciar a sujeira, você pode optar por um revestimento sem brilho ou produtos que imitam a madeira, que no porcelanato é uma reprodução muito mais fiel que nos laminados.
    O laminado pode até ter uma resistência maior aos riscos que a madeira natural, porém, após riscados, apenas a troca resolve. E, como há uma deterioração natural do laminado, após a troca, as novas peças se destacarão das originais. Em quanto a madeira natural pode ser recuperada.
    Quanto ao custo, inicialmente você investirá um valor maior (e nem sempre!) porém um produto de boa qualidade dura mais de 20 anos intacto. Desafio alguém a achar um laminado com mais de 5 anos de uso que esteja perfeito. Façam os cálculos. Às vezes o barato custa caro.
    O único quesito que coloco o laminado à frente seria o conforto térmico. Mas há serviços de aquecimento elétrico de piso. Claro que será um custo a mais.

    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s