Este é mais um post da série “As cinco desculpas para se apegar a tralha”. Falamos já da tralha do consumo, da tralha sentimental, e hoje vamos falar da tralha abundante.
A tralha abundante significa que você tem muita coisa por aí.
Nós gostamos de ter muitas coisas por perto. Talvez seja porque queremos parecer boas cozinheiras se tivermos os melhores utensílios e os melhores livros de cozinha. Ou talvez nós gostemos de ter vários “extras” em caso acabe, ou precisemos. Mas existe sempre um limite do quanto nossas casas comportam, e tem uma linha tênue entre estocar e ter em abundância exagerada.
Ter a despensa cheia é ótimo, que não gosta? Mas se as coisas costumam estragar porque ninguém cozinha, será que isso está certo? Se a carne estraga na geladeira e aquele potão de mostarda nunca é usado, então você está gastando dinheiro a toa.
A tralha da abundância é a mesma coisa. Se você tem livros que não lê (ou que já leu e não pretende ler de novo), se tem materiais de um hobby que você nunca usa (mas diz que um dia talvez vá usar…), se tem livros e revistas por aí que nunca vai ler, temos que quebrar o ciclo de ter muitas coisas.
1. Empreste ao invés de comprar.
2. Compre menos.
Antes de comprar alguma coisa, pense em quantos itens daquele item particular você vai precisar, não é porque está em oferta que precisa levar a prateleira toda do mercado para casa. Só compre coisas que vai usar. Porque não fazer um menu semanal e decidir o cardápio da semana? Fica mais fácil de comprar somente o que vai usar.
3. Compre somente o suficiente para começar.
Se você vai começar um hobby ou esporte novo, ou até mesmo vai começar a frequentar a academia, só compre o necessário para começar e se possível pegue emprestado de alguém para ver se realmente gosta e se vai prosseguir com a atividade.
Quando você entende o que é a tralha abundante, fica fácil se perguntar “eu realmente preciso disso?”
Aqui em casa temos alguns objetos de hobbys não mais praticados, que por mim já tinham encontrado outro lar faz tempo… E na sua casa? Tem tralha abundante? O quanto você estoca em casa é realmente necessário?
Não perca o resto da série “As cinco desculpas para se apegar a tralha”.
O texto foi baseado aqui.
Anúncios
verdade! acumular nunca é um bom sinal..
Pingback: A tralha do “vai que um dia preciso…” | Minha Casa Organizada
Oie, gostei muito do seu blog. Vou começar a seguir!!! Um beijos, Guta.
http://viversempressa.wordpress.com/